O dilema da imprensa no drama das “crianças invisíveis” em Uganda

Jason Russel  explora uma situação dramática, comovente e revoltante num vídeo entulhado de clichês que vão desde opiniões de seu próprio filho de três anos para justificar um esforço mundial para capturar Koni, até instruções sobre como colocar o bandoleiro africano na mídia internacional, usando braceletes, doações, kits publicitários etc, passando por inevitáveis depoimentos de estrelas de Hollywood e de políticos norte-americanos em campanha eleitoral. 

[Carlos Castilho, Observatório da Imprensa, 10 mar 12] Até às 22h de sábado (10/3), 68 milhões de pessoas assistiram ao vídeo Kony 2012  pouco mais de cinco dias depois de ter sido colocado na Internet.  Mas o que impressiona não é apenas a curiosidade em massa por um filme de meia hora que pretende usar os meios de comunicação para transformar um criminoso em celebridade mundial como estratégia para lograr a sua captura.

O vídeo é a principal peça de uma campanha  lançada pela organização Crianças Invisíveis (Invisible Children), criada pelo cineasta norte-americano Jason Russell com o objetivo de prender Joseph Kony, o chefe de um grupo armado que age  no interior de Uganda. Koni é acusado de usar crianças e adolescentes como soldados encarregados de espalhar o terror nas regiões rurais daquele país da África Central, conhecido por ter sido governado pelo excêntrico marechal Idi Amin.

A espantosa velocidade com que o vídeo se espalhou pela internet provocou outro fenômeno não menos impactante materializado nas discussões que  gerou em blogs, twitter, redes sociais e veículos da imprensa.  Em circunstâncias como esta, a variedade de participantes leva inevitavelmente a uma diversidade de dados, fatos e percepções, o que aumenta a complexidade dos temas da agenda noticiosa mundial e complica o trabalho da imprensa.

O vídeo Koni 2012 se baseia numa simplificação da realidade ugandesa (os bons contra os maus) para chegar a uma proposta também simplista:  os maus deve ser eliminados.  Mas a questão é mais complexa porque envolve uma longa lista de estereótipos construídos pela imprensa mundial sobre a realidade africana, interesses eleitorais norte-americanos, campanhas de captação de dinheiro, uso de uma sofisticada estratégia de advocacy (marketing de causas) e o impacto emocional causado pelo uso de crianças tanto para matar como para recolher donativos.

Jason Russel  explora uma situação dramática, comovente e revoltante num vídeo entulhado de clichês que vão desde opiniões de seu próprio filho de três anos para justificar um esforço mundial para capturar Koni, até instruções sobre como colocar o bandoleiro africano na mídia internacional, usando braceletes, doações, kits publicitários etc, passando por inevitáveis depoimentos de estrelas de Hollywood e de políticos norte-americanos em campanha eleitoral. Há pouquíssimas imagens das crianças/soldados de Koni, o que pode ser compreensível dado o fato de que o “exercito” atua em regiões muito remotas da selva ugandesa.

A dificuldade em entender todas as dimensões do problema colocou a imprensa, especialmente a europeia, diante de um dilema: simplesmente passar adiante os dados brutos deixando ao leitor a tarefa de contextualizá-los, ou assumir que tem responsabilidade em tomar partido da busca de explicações, rompendo com a tradicional preocupação com a neutralidade e isenção.

O desafio dos jornais, como também do resto da mídia, vem do fato de que no episodio Koni 2012 o marketing se tornou tão evidente que o fato jornalístico perdeu parte de seu impacto noticioso.  Isto também é um fato novo em se tratando de eventos de natureza tão dramática envolvendo crianças, sequestros e massacres.  A própria mídia começou a questionar a autenticidade informativa do fenômeno e da sua propagação viral pela internet.

O jornal  inglês The Guardian foi o que levou mais longe essa preocupação ao admitir publicamente que não tinha condições de oferecer ao seu  público uma análise completa do caso e convocou os  leitores para que eles aportassem novos dados, fatos e informações para ampliar o material disponível sobre a denúncia formulada pela organização Crianças Invisíveis criada por Russel e a campanha internacional que ele deflagrou com a publicação do vídeo no site YouTube.

Não é a primeira vez que o jornal convoca seu público para tentar esclarecer uma questão complexa. Ele já fez isto no caso dos documentos com denúncias contra parlamentares britânicos e no do vazamento de e-mails divulgados pelo site Wikileaks.  O reconhecimento da impotência de um jornal em investigar sozinho uma situação complexa marca uma importante mudança na tradicional autossuficiência jornalística e assinala, principalmente, a incorporação dos leitores como parceiros na contextualização de noticias.

Não é de hoje que a imprensa conhece ou finge ignorar a estratégia de organizações internacionais que, em situação de penúria financeira, “descobrem” alguma tragédia ou conflito tribal africano e chamam uma equipe de televisão que filma cenas dramáticas para ser exibidas em horário nobre na Europa e Estados Unidos. No dia seguinte os donativos começam a chover na conta das organizações ao mesmo tempo em que as imagens são exportadas para o resto do mundo.

Este tipo de advocacy promovido por ONGs da Europa e Estados Unidos não é ilegal e nem imoral. Em alguns casos é até louvável, mas a insistência com que passou a ser usado precisa ser questionada pela imprensa para que ela não certifique com sua credibilidade ações que podem levar os leitores à apoiar iniciativas equivocadas ou inconsistentes.

Matéria publicada originalmente aqui.

2 ideias sobre “O dilema da imprensa no drama das “crianças invisíveis” em Uganda

  1. Jose RM Prado

    Paz, meu caro Acácio! Eu também postei o vídeo do Kony por entender que vale a pena fazer o alerta, ainda que tenha chegado tarde (desde 2205 existe uma ordem de prisão contra ele…) e ainda que use essa linguagem marqueteira. Concordo. Vale o alerta, ainda mais para nossa alienada igreja… Por outro lado, o texto do Castilho chama-nos a atenção para um dado importante. É uma crítica à meta-linguagem… quem sabe se até despercebida pelos autores, imersos nessa cultura consumista. Para nós, tupiniquins que seguimos o Nazareno, vale a exortação. Temos massa cinzenta a ser usada entre as orelhas… O #Teleiós está no ar com essa missão provocativa: compreender para transformar. Obrigado por sua preciosa parceria. Grande abraço; não desista! sua contribuição é muito valiosa.

  2. ACÁCIO

    Querido J.Prado. Graça e Paz! Também fui colhido de surpresa pelo vídeo marketing desta campanha. Inclusive disseminei pelo face de amigos e da nossa igreja. Considerei como fato real a dinâmica da coisa, a despeito da cara “marketeira” da ação. E de fato, quando divulguei o evento/campanha, o que eu tinha em mente, é que a mobilização da igreja é algo que efetivamente pode/deve ocorrer, a bem da humanidade, considerando o poder transformador do Evangelho. A igreja cristã no mundo está muito longe dessa mobilização conjunta, e sabemos que isso é plenamente visível. Talvez mais visível aos não cristãos do que a aqueles. Sempre me questiono acerca da inércia do Corpo. Em apertada síntese, é a velha falta de compromisso, de postura digna, de conscitentização e amor reflexivo ao que recebemos de Deus. Sei que o irmão traz no “seu corpo as marcas do seu Senhor (Cristo)” como disse Paulo aos gálatas, e sei do seu engajamento na obra missionária. E por isso me preocupa o fato de que existam tão poucas  pessoas engajadas dessa forma. A igreja pode fazer mais. E eu, como parte dela, busco fazê-lo. Apesar das inquietações do meu coração, que teimam em reacender uma desconfiança insistente, com relação aos verdadeiros motivos ensejadores de campanhas como a do KONY 2012, sobretudo pela manipulação midiática, me forço a crer que ainda existam pessoas que vivam sua pregação, e que sua atitude seja decorrente de uma fé comprometida com o dono da Verdade. Jesus Cristo. Graçe e Paz amado.     

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