“Atualmente, o que se considera sagrado é o consumo”.
[José Eustáquio D Alves, Folha SP, 6 jul 12] Quando eu era criança, mais de 92% da população brasileira era católica. Minha mãe, mulher de pouco estudo e muita fé, me levou para a primeira comunhão, para as missas dominicais e procissões.
Ficou marcado na minha memória uma romaria que fizemos a Congonhas (MG), onde conheci demonstrações de catarse coletiva, além das estátuas de Aleijadinho.
Mas eu não segui os passos do catolicismo. Primeiro, porque não entendia as homilias dos cultos. Segundo, porque o mundo da mÃstica cristã estava muito distante da realidade nua e crua da minha lida diária. A Igreja ajudava pouco.
Existia até uma certa rejeição. Uma brincadeira comum entre os meninos era dizer que “quem chegar por último é mulher do padre” -e era grande o esforço para não ficar para trás. E um pecado: confesso que nossa turma de garotos chegou a praticar bullying contra coroinhas, embora ninguém na época soubesse o significado da palavra.
O fato é que a doutrina católica não foi a referência para o destino da maioria dos meus colegas.
Por meio do ensino público e laico, estudei e aprendi com Max Weber que a realidade da minha infância e adolescência era apenas um pequeno retrato do conflito entre o lado sagrado da religião e o processo de dessacralização do mundo.
Considerando a teoria do sociólogo alemão, os dados do censo 2010 não surpreendem ao mostrar que o Brasil, embora mais evangélico, está ficando menos sacralizado.
O discurso da “opção preferencial pelos pobres” da Igreja Católica não tem sido capaz de evitar o fim do monopólio católico no paÃs. O que se difunde no Brasil é a doutrina de Joãozinho Trinta: “Pobre gosta é de luxo”.
A lógica econômica tem prevalecido sobre a dinâmica puramente religiosa. A teologia da prosperidade tem atendido melhor as expectativas de consumo e os interesses egoÃsticos das diferentes camadas sociais.
Como disse o sociólogo Flávio Pierucci em artigo póstumo, a sociedade não precisa mais de um Deus transcendente quando os indivÃduos pagam pelos serviços prestados em nome dele e transformam os bens tangÃveis em ideal divino.
Atualmente, o que se considera sagrado é o consumo.
O crescimento das correntes evangélicas pentecostais no paÃs tem sido compatÃvel com o fato de que o sagrado está cada vez mais comercializado e dessacralizado. É o Brasil cada vez mais desencantado.
Isso não significa que não seja espantoso, claro, o ritmo com que a Igreja Católica tem perdido adeptos. E a perda tem sido maior entre as mulheres e os jovens. Em tese, é possÃvel estancar essa sangria. Em 2013, o papa vem ao Brasil para falar especialmente à s mulheres e jovens.
Será difÃcil, porém, agradar as mulheres mantendo o sexo feminino excluÃdo da hierarquia eclesiástica. Será difÃcil atrair jovens proibindo o sexo antes do matrimônio.
Será difÃcil ampliar o número de padres mantendo o celibato religioso – e será quase impossÃvel manter a filiação das pessoas de bom senso enquanto a doutrina católica continuar rejeitando os métodos contraceptivos modernos e proibindo o uso da camisinha, tão importante para evitar doenças sexualmente transmissÃveis.
Não será fácil também reverter a debandada do rebanho quando o Vaticano assume na Rio+20 posições anacrônicas, contra os direitos sexuais e reprodutivos.
A Igreja Católica pode virar o jogo, mas terá de mudar o discurso e a prática.
JOSÉ EUSTÃQUIO DINIZ ALVES, 58, doutor em demografia, é professor da Escola Nacional de Ciências EstatÃsticas do IBGE