O Brasil possui 258 tribos indÃgenas, com uma população de aproximadamente 378 mil pessoas.
No Nordeste encontram-se 39 tribos, com 81 mil pessoas (21% do total Brasileiro). Destas:
- 15 tribos, infelizmente, já não falam mais sua própria lÃngua
- 18 têm trabalho missionário evangélico: 17 em andamento e 1 trabalho emancipado, ou seja, o povo foi alcançado!
É o povo Urubu-Kaapor, do Maranhão e Pará. Eles são cerca de 800 pessoas e já têm o NT em sua própria lÃngua.
Outras 21 tribos não têm nenhuma iniciativa missionária evangélica. Destas:
- 5 têm situação indeterminada (precisam de mais estudos)
- 10 têm trabalho somente católico
- 6 não têm qualquer presença cristã
Veja os detalhes:
Tribos do NE, Não-Alcançadas, sem presença missionária: (Nome, Estado, População)
- Jiripancó (AL/PE), 1.500
- Kantaruré (BA), 353
- Karapotó (AL), 796
- Kariri (CE/PE), ?
- Krejê (MA/PA), 30, tradução BÃblica necessária
- Pankaru (BA), 84
Tribos Nordestinas Não-Alcançadas, mas com trabalho evangélico em andamento:
- Guajá ((MA/PA/TO), 300, tradução em andamento
- Guajajara (MA), 15.000, NT na lÃngua
- Gavião (do MA), 466, tradução numa lÃngua similar
- Fulniô (PE), 5.000
- Kaimbé (BA), 1.270
- Kapinawá (PE), 2.500
- Kariri-Xocó (AL), 2.500
- Kiriri (BA), 1.401, existem convertidos, mas sem missionários
- Krikati (MA), 620, tradução em andamento
- Pankararé (BA), 1.500
- Pankararu (AL/PE/MG), 5.000
- Pataxó (BA/MG), 7.000
- Potiguara (PB), 7.575
- Tapeba (CE), 2.491
- Tremembé (CE), 3.500
- Tuxá (BA/PE), 1.630
- Xukuru (PE), 6.363
Tribos Nordestinas Não Alcançadas, mas com presença Católica
- Kambiwá (PE), 1.578
- Paiaku (CE), 220
- Pataxó-Hãhãhãe (BA), 1.865
- Pitaguari (CE), 871
- Tingui-Botó (AL), 350
- Truká (BA/PE), 1.333
- Tupinikim (BA/ES), 1.386
- Wassu (AL), 1.447
- Xocó (AL/SE), 250
- Xukuru-Kariri (AL/BA/MG), 1.820
Tribos com Situação Indeterminada em relação à Evangelização
- Kalankó (AL/PE), 230
- Karuazu (AL/PE), ?, precisa de tradução BÃblica
- Pipipã (PE), ?
- Tumbalalá (BA), 900
- Tupinambá (BA/PA), 1.200
É importante compreender que, do ponto de vista missionário, na perspectiva bÃblica, para que uma nação (etnia/povo) seja considerada alcançada pelo Evangelho, não basta haver presença missionária, nem mesmo alguns convertidos.
Para que um povo seja alcançado é necessário haver uma igreja autóctone (nativa, formada pelo próprio povo) madura, isto é, capaz por si mesma de evangelizar o seu próprio povo.
Em outras palavras, precisa haver uma “igreja”, e esta deve ser:
a) auto-governada,
b) auto-sustentada, e
c) auto-propagadora.
Temos muito que agradecer, honrar e aprender do trabalho missionário pioneiro daqueles que se dedicaram totalmente, sacrificialmente, na grande parte das vezes, solitariamente, para levar o Evangelho a estes povos. Que o Senhor lhes recompense e que possam se alegrar em ver os frutos de seu trabalho!
A triste realidade, que nos desafia a continuar a orar e trabalhar, é que depois de mais de 100 anos de presença evangélica no Brasil, SOMENTE UMA tribo indÃgena Nordestina pode ser considerada alcançada!
Onde estávamos, como igreja, durante todos estes anos? para onde fomos? que estradas percorremos que nos afastaram de levar o Evangelho a estes que são nossa gente, nosso sangue, nossa mais legÃtima raÃz! Onde estão aqueles que foram enviados pelo Senhor? ou pensamos que Ele não tem chamado ninguém para esta missão?
Onde estão as igrejas que enviarão novos missionários? que os sustentarão em oração e com recursos? A resposta é óbvia: Estamos aqui, a poucos quilômetros destas tribos…
Como igreja nordestina, é tempo de nos levantarmos em direção a estas tribos. Em nossas igrejas estão os vocacionados que completarão esta tarefa. Sobre nossos ombros repousa a responsabilidade de ouvir a voz de nosso Pastor, obedecer sua Palavra e honrar o exemplo de coragem e determinação daqueles que nos antecederam.
Como ouvirão, se não há quem pregue…?
E como pregarão, se não forem enviados?
Roguemos ao Senhor da seara que envie trabalhadores para sua seara!
Nós povo indÃgenas etnia Mayuruna,existem crenças e não excluindo não é importante é uma história.mais na verdade ICBO é principal autor de todos as crenças e deuses espÃrito da Mata ou floresta.tudo que ICBO criou.sou indÃgenas evangélicos.quem sabe é próprios indÃgenas.quando éramos selvagem matamos outros etnia isso crenças fazer..hoje não podemos fazer isso.
meu nome Marcos Mayuruna
palavras ICBO significa Deus. antes de.chegar palavras de Deus já faltava ICBO.Tsissun significado Diabólico. eu tenho orgulho ser filho de ICBO. não há outros ICBO é ICBO criou nada..100% indÃgenas evangélico em área indÃgenas
agradecemosatenciosamente.
Missionário. Marcos Mayuruna