O Brasil possui 258 tribos indÃgenas, com uma população de aproximadamente 378 mil pessoas.
No Nordeste encontram-se 39 tribos, com 81 mil pessoas (21% do total Brasileiro). Destas:
- 15 tribos, infelizmente, já não falam mais sua própria lÃngua
- 18 têm trabalho missionário evangélico: 17 em andamento e 1 trabalho emancipado, ou seja, o povo foi alcançado!
É o povo Urubu-Kaapor, do Maranhão e Pará. Eles são cerca de 800 pessoas e já têm o NT em sua própria lÃngua.
Outras 21 tribos não têm nenhuma iniciativa missionária evangélica. Destas:
- 5 têm situação indeterminada (precisam de mais estudos)
- 10 têm trabalho somente católico
- 6 não têm qualquer presença cristã
Veja os detalhes:
Tribos do NE, Não-Alcançadas, sem presença missionária: (Nome, Estado, População)
- Jiripancó (AL/PE), 1.500
- Kantaruré (BA), 353
- Karapotó (AL), 796
- Kariri (CE/PE), ?
- Krejê (MA/PA), 30, tradução BÃblica necessária
- Pankaru (BA), 84
Tribos Nordestinas Não-Alcançadas, mas com trabalho evangélico em andamento:
- Guajá ((MA/PA/TO), 300, tradução em andamento
- Guajajara (MA), 15.000, NT na lÃngua
- Gavião (do MA), 466, tradução numa lÃngua similar
- Fulniô (PE), 5.000
- Kaimbé (BA), 1.270
- Kapinawá (PE), 2.500
- Kariri-Xocó (AL), 2.500
- Kiriri (BA), 1.401, existem convertidos, mas sem missionários
- Krikati (MA), 620, tradução em andamento
- Pankararé (BA), 1.500
- Pankararu (AL/PE/MG), 5.000
- Pataxó (BA/MG), 7.000
- Potiguara (PB), 7.575
- Tapeba (CE), 2.491
- Tremembé (CE), 3.500
- Tuxá (BA/PE), 1.630
- Xukuru (PE), 6.363
Tribos Nordestinas Não Alcançadas, mas com presença Católica
- Kambiwá (PE), 1.578
- Paiaku (CE), 220
- Pataxó-Hãhãhãe (BA), 1.865
- Pitaguari (CE), 871
- Tingui-Botó (AL), 350
- Truká (BA/PE), 1.333
- Tupinikim (BA/ES), 1.386
- Wassu (AL), 1.447
- Xocó (AL/SE), 250
- Xukuru-Kariri (AL/BA/MG), 1.820
Tribos com Situação Indeterminada em relação à Evangelização
- Kalankó (AL/PE), 230
- Karuazu (AL/PE), ?, precisa de tradução BÃblica
- Pipipã (PE), ?
- Tumbalalá (BA), 900
- Tupinambá (BA/PA), 1.200
É importante compreender que, do ponto de vista missionário, na perspectiva bÃblica, para que uma nação (etnia/povo) seja considerada alcançada pelo Evangelho, não basta haver presença missionária, nem mesmo alguns convertidos.
Para que um povo seja alcançado é necessário haver uma igreja autóctone (nativa, formada pelo próprio povo) madura, isto é, capaz por si mesma de evangelizar o seu próprio povo.
Em outras palavras, precisa haver uma “igreja”, e esta deve ser:
a) auto-governada,
b) auto-sustentada, e
c) auto-propagadora.
Temos muito que agradecer, honrar e aprender do trabalho missionário pioneiro daqueles que se dedicaram totalmente, sacrificialmente, na grande parte das vezes, solitariamente, para levar o Evangelho a estes povos. Que o Senhor lhes recompense e que possam se alegrar em ver os frutos de seu trabalho!
A triste realidade, que nos desafia a continuar a orar e trabalhar, é que depois de mais de 100 anos de presença evangélica no Brasil, SOMENTE UMA tribo indÃgena Nordestina pode ser considerada alcançada!
Onde estávamos, como igreja, durante todos estes anos? para onde fomos? que estradas percorremos que nos afastaram de levar o Evangelho a estes que são nossa gente, nosso sangue, nossa mais legÃtima raÃz! Onde estão aqueles que foram enviados pelo Senhor? ou pensamos que Ele não tem chamado ninguém para esta missão?
Onde estão as igrejas que enviarão novos missionários? que os sustentarão em oração e com recursos? A resposta é óbvia: Estamos aqui, a poucos quilômetros destas tribos…
Como igreja nordestina, é tempo de nos levantarmos em direção a estas tribos. Em nossas igrejas estão os vocacionados que completarão esta tarefa. Sobre nossos ombros repousa a responsabilidade de ouvir a voz de nosso Pastor, obedecer sua Palavra e honrar o exemplo de coragem e determinação daqueles que nos antecederam.
Como ouvirão, se não há quem pregue…?
E como pregarão, se não forem enviados?
Roguemos ao Senhor da seara que envie trabalhadores para sua seara!
Nos realmente devemos é aprander com eles, fomas de viver em armonia com a natureza, eu mesmo mi mudei para uma tribo chamada pipipã, a onde eu posso vivier o reto da minha vida sem siperucupar com horario sem trabalhor sor ajudando uns au outros, sem tecnologia…
so com som da natureza que é o som de deus
me ajudou muito em pesquisas de escola bjos para os criadores dele , obrigada pela enorme ajuda!! kk
Existe uma coisa na BÃblia que se chama Livre ArbÃtrio e que foi o Deus maravilhoso que eu tanto admiro também, e se existe respeito pela natureza, é porque esse Maravilhoso Deus que é o meu criou então não deve estar errado eles seguirem assim e não vi ainda Ãndio selvagem se você pode chamar assim destruir o ar a água e a terra que vivem, eles a tratam melhor que muitos religiosos. Eu respeito todas as religiões pois todas são de Deus, porém, os homens as tornam boas ou ruins seja quais forém.
Esse tipo de engajamento missionário é uma visão unilateral que ignora, despreza e diminui a importância de outras crenças. Se ainda existem tribos indÃgenas ainda não alcançadas pela evangelização bÃblica, então existe uma ponta de esperança de que os evangelizadores nunca cheguem a elas, e suas crenças locais possam ser de fato valorizadas e preservadas, longe da colonização religiosa.
 a biblia diz” ide e pregai o evangelho a toda criatura” e é isso que os misionarios fazem, a vontade de Deus porque não é um pedido e uma ordem. pablo o nosso Deus é maravilhoso e queremos que todos o conheçam tambem. não estamo acabando com a cultura. eu sou indio xukuru sou evangelico. que deus te abençoe
Não estou cego espiritualmente e muito menos escravizado pelo diabo. Na verdade é mais provavel que voce esteja escravizado por uma cruz distorcida.
Deus nao tem um só nome e muito menos um só povo, ele ve e se manifesta por conta propria em todos os povos e em todos os tempos, de varias maneiras que voce certamente numca entederia.Â
Nao seja tolo, nao conhece nem mesmo suas proprias condições espirituais e mentais, como pode voce querer passar algum conhecimento para alguem?
Se existe uma religião que deveria ser pregada a todos os povos esta é o amor. Amor que nao julga, nao transforma, apenas abraça, respeita e ajuda sem pedir nada em troca.
Se cristo pregou uma religiao, esta foi o amor. É realmente uma pena que o evangelho de hoje nao entenda isso.
É LINDO O TRABALHO DOS MISSIONARIOS… PREGAR O EVANGELHO NÃO SIGNIFICA DESTRUIR UMA CULTURA E SIM DAR A OPORTUNIDADE PARA QUE AS PESSOAS CONHEÇAM JESUS VERDADEIRAMENTE. PROFETIZO SOBRE TODOS OS MISSIONÃRIOS UMA UNÇÃO SOBRENATURAL!!! QUE DEUS POSSA USA-LOS DE FORMA SURPREENDENTE PARA FALAR A TODAS AS NAÇÕES… AH!! MUITAS PESSOAS ESTÃO CONFUNDINDO RELIGIÃO COM PREGAR O EVANGELHO, QUERO DIZER QUE FALAR DO EVANGELHO NÃO É PREGAR PLACA DE IGREJA…SHALOM!!!
Que bom, Eliane… Saudações verde-amarelas…;-)
Eu e meu grupo de estudo estamos a fazer um trabalho de missão no seminario aqui em Portugal, e vou usar essas informações para nosso trabalho. Gostei muito, nunca tinha pensado nos indios de uma forma evangelÃstica. Que Deus continue te abençoando de coração, em missão.
Walmir, o Evangelho de Jesus deve mesmo ser pregado a todas as pessoas em todas as culturas em todo os tempos. Contudo, gostaria de somar ao seu argumento dois pensamentos: 1. A oposição de muitos à pregação aos Ãndios deve-se, em parte, ao fato de que missionários sem preparo demonizarem outras culturas que não sejam ocidentais/industrializadas, condenando e destruindo totalmente tudo que desconhecem. Este método é conhecido como “tábula rasa” e foi aplicado inclusive aqui no Brasil. Falta de preparo e preconceito cultural, ou etnocentrismo. 2. Por outro lado, ao estudarmos Apocalipse, vemos que no Novo Céu e Nova Terra, na Jerusalém Celestial (Uma cidade) haverá pessoas com corpos ressuscitados, de todas as lÃnguas, tribos, povos, nações… Interessante pensar que as culturas também serão redimidas… Não só as “almas”…. Abraço e obrigado por sua participação no site.
Precisamos pregar o Evangelho, pois é “o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro dos judeus e também dos não judeus (inclusive os Ãndios)”. Não há outra possibilidade de salvação da alma, fora de Jesus. Nenhuma religião ou crença tem condições de salvar o homem. Só Jesus. É compreensÃvel que certas pessoas se oponham a obra missionária e questionem a evangelização dos Ãndios – é porque estas pessoas estão cegas espiritualmente e escravizadas pelo diabo, buscam defender os interesses do inferno. Eis a questão. Não se trata de distorção de cultura ou de identidade. Trata-se do bem mais precioso do ser humano, a sua alma, que é eterna. As culturas passam, a alma, porém, sobrevive após a morte. E importa que vá para o céu e não para o inferno.
Que bom, Jennifer… volte sempre q quiser 😉
eu gostei mt dessa pesquisa
Muito interessante, me ajudou muitooooooooooooooooooooooooooo!!!
Â
Olá, concordo com o Pablo ai em baixo, por
que vocês não aprendem com os Ãndios ao invés de tentar impor algo de que eles
não precisam. Vocês por acaso já pararam para pensar que o Deus deles pode ser
mais importante que o que vocês pregam. Eles existem a muito mais tempo que o
próprio cristianismo e o deturpado evangélio. O que vocês sabem sobe
antropologia para acharem que o evangélio é a salvação para eles? Olha, me
desculpem, mas posso dar uma sugestão, por que vocês não vão para a China
evangelizar por lá. Ou para a Ãndia, ou Ãfrica. Por que com os Ãndios
brasileiros? Quem deu essa atribuição a vocês se imporem, se
“sacrificarem”, deve ser mesmo chegar em um lugar, dizer que tudo o
que eles sabem está errado e que o certo é o que está neste livro preto aqui,
escrito por outros homens a algum tempo atrás, esta meio desatualizada, mas é o
que temos para hoje.
O que é
isso!!! Vamos começar com os bares, com os alcoólatras, com os jovens do crack
e não com todas as culturas milenares muito mais ricas que a bÃblia.
A bÃblia é
importante sim, mas para quem não tem cultura, pra quem se perdeu na vida, para
os viciados. Para as pessoas que perderam as perspectivas. Portanto, tratem do
abismo cultural e social, da desigualdade, dos ladrões de colarinho branco, dos
funcionários públicos que não querem trabalhar e não são honestos. Mas deixem
os Ãndios com a linda cultura que sempre tiveram. É melhor aprender do que
achar que o que temos para ensinar é mais importante. Quanta ousadia, quanta
soberba.
Cromos Vicerais – Um vira lata brasileiro.
gostei da resposta da pesquisa mas ñ foi o bastante para o que quero bju lucimária
Estou tentando conseguir mudas ou semestes de acácia jurema. Voces sabem qual a tribo que poderia me fornecer? Estou desejando muito plantar perto da capela de fatima. Obrigado ,
 darciliacota@setelagoas.com.br
adorei isso tudo que vcs explicam
queria saber 1 + dos povos indigenas do Maranhão
SO QUERIA SABER O SEGUINTE, NASCI EM SAO LUIS-MA E MINHA BISAVÓ ERA INDIA ,VIVIA NO POVOADO DE SANTA IZABEL,MUNICIPIO DE ICATU.POR ESSE MOTIVO QUE QUERIA SABER DAS MINHAS ORÃGENS.MUITO OBRIGADO.
se um Ãndio viesse com um livro escrito todo em sua própria lÃngua, te apresentasse, e te dissesse que aquilo é a pura verdade. q o deus dele está te esperando de braços abertos e que pintar o corpo furar as orelhas e andar nu é o certo. você aceitaria a religião dele? o que garante que o deus que ele prega não é o deus verdadeiro? só porque é menos disseminada. só porque sua raça impôs a pauladas e pedradas, esquartejamentos fogueiras publicas que a religião certa a se seguir é a que hoje por meio menos ofensivo te fizeram acreditar.
pensa nisso antes de destruir uma cultura tão rica, que deveria ser preservada e acolhida pela maioria. acredito eu que se deus fosse acabar com a raça humana nos dias de hoje, os Ãndios estariam fora da sua lista de extermÃnio.
não quero gerar discórdia ou revolta. isso é só um pensamento, que eu acho que deveria ao menos ser um ponto para reflexão.
quero saber mais sobre a tribo xocó do estado de segipe.
PAZ DO SENHOR,GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE TRIBOS EM PERNAMBUCO,AINDA EXISTE?
blz, sou indigena o povo tingui boto AL, gostei muito, isto nos da mais coragem e fé para lutar pelos direitos dos povos indigenas. abraço
Ola!! tudo bem? Gostei muito deste site, pois fala das nações indigenas que são na verdade a História da nação Brasleira, este site eu aconselho a quem realmente se interessa em saber sobre nossa História. Parabensss!!
Olá tudo bem, sou o Coordenador Geral do evento Festival Internacional de folclore de minha cidade, e este ano a temática é o não ao preconceito, principalmente a cor e raça, fato que acontece em nossa cidade e região com os indÃgenas, então amei a imagem da primeira india que aparece na página, peço então se seria possÃvel eu poder usar esta imagem para trabalhar a arte do meu evento de concientização.
muito obrigado desde já
Eu quero muito receber mais noticias sobre isso, quero alguem que entenda sobre tribos e evangelismo indigena pra me ajudar nessa preparação. Por favor, me mandem um email, quero conversar com alguem sobre isso, se tiver msn é melhor!
EU ACHEI ESSA PAGINA INTERESSANTE.EU PRECISEI DELA PRA FAZER UM TRABALHO DA ESCOLA. EU QUERIA SABER MAIS SOBRE AS TRIBOS.
sou descendente indigena e tenho orgulho de ser.
acho tudo muito lindo como se vestem, cmo pintao seu rosto e seu corpo todo . parabens a todos os lndios brasileiros, acho q deveriam ser mas respeitados !!
Sou indÃgena da etnia Tingui botó, e por termos nossa cultura preservada no nosso OuricurÃ, não gostaria de ver nossa identidade distorcida por outros fundamentos religiosos
Concordo com o Ciro, é muito triste perceber a falta de respeito q se tem com as culturas alheias, afinal se Deus é um só para quê ensinar novos cultos. Cada cultura deve manter suas tradições. Empurrar uma religião seja qual for é matar parte da identidade de um povo.
Minha bisavó foi pega em uma tribo no nordeste e em apenas três gerações se perdeu toda uma identidade acumulada em sentenas talvez alguns milhares de anos. Hoje nem sei de onde venho, tenho certeza q éssa é a realidade de muitos brasileiros. Ajudem os indios mas não matem sua identidade.
eu adorei esse site pq pessoas q gostam de saber mais dos indios só entrar nesse site pra saber mais coisas e eu gosto de saber coisas falando dos indios adoreiii!!!!
Desejo contatocom a administração da missão Novas Tribos do Brasil, para saber como ingressar na Missão.
Fiquei muitÃssimo interessada, e gostaria de saber mais especificamente sobre o número e situação dos Ãndios em PE, pretendo fazer uma exposição da situação na igreja local. E, os povos não alca~çados em nosso estado e região é parte do assunto.
Parabens pela iniciativa, e q o Senhor continue vos abençoando neste ministério.
quero saber sobre todas as tribos
minha esposa é da familia noleto, fiquei sabendo que esta origem é dos guajajaras, tenho desejo de visitar esta tribo lá em arame ma, por me respondam
sou ildete gostei muito do site sou professora e estou desenvolvendo um projeto sobre as tribos indigenas do nordeste gostaria de saber + sobre os potiguara (PA) e xucuru (PE)
É um absurdo vocês estarem ainda em 2009 destruindo o resto da religião/cultura nativa. Imaginem o contrario… um terror não? Os Ãndios tem seus deuses, sabiam? Mas estão os abandonado, em troca dos trazidos pelos portugueses. As palavras escritas pelas igrejas há mais de 2 mil anos convencem brancos e Ãndios. Mas, a religião indÃgena deve ser preservada e não vista como mais um alvo para correria dos diversos missionários. Por que sempre achamos que a nossa é a certa? É humano! A deles… também é única, mas com um passado de sangue diferente da Santa Inquisição, por exemplo, apesar de considerados selvagens para vocês “iluminados”. Por isso o mundo está acabando e todos nós vamos morrer, pois temos uma visão egoÃsta e dominadora.
quero saber mais sobre a tribu pitaguari do meu estado que é o Ceará??
oi fico feliz por vcs divugarem essas informaçoes creio que desperta muitas pessoas a pensarem em missoes e a fazerem ,, creio que o Espirito santo tem falado muito ao coraçao dos seus servo a alcansarem os perdido
quero saber sobre a tribo POTIGUARA se ainda existe ??
Voes poderiam Divulgar as tribos indigenas da região nordeste se o territorio delas são A demargar. em dermacação ou Demarcada
Oi, eu quero saber mais informações sobre: Tirbos indigenas do Nordeste. Pois estou fazendo um trabalho sobre esse assunto e não encontri o que eu queria!!!
oi,eu queria saber mais informações dos indios kariri.Porque eu esta va fazendo um trabalho sobre esses indios e não achei nada.
Eu queria saber sobre as tribos indÃgenas que já habitaram o Ceará.
Eu fui ao Museu Histórico do Ceará e apenas 2 das 80 tribos que povoaram o Ceará estavam sendo retratadas no Museu.
sou maranhense e mae da mae de minha mae era 100% india de uma tribo desconhecida creio que ela deve ter nascido em Anajatuba ou santa joana lugar que fica perto de Arari MA por favor se voces sabem de alguma tribo que fica nessa aria ficarei muito grata se puder infomar-me sinceramente grata Ana brown
olá…. bem é Ãncrivel + realmente..esse site é benção na minha… vida
eu ..sou missionária…. e tive recentemente….chamado para Tribos nordestinas..
por favor.. preciso da ujda de vocês… com. todas. as informações.. possiveis..
sobre. esses. povos
Quero saber sobre a tribo indÃgena kalankó
oi ,tudo bom ,eu estol aqui para pedir a vcs que falem mas dos indios xoco e kariri,poque fui fazer uma pergumta a um site de pesquisa e me deram pouca informacao sobre estas tribos ,entao vim pedir a vcs que facao isto nao so por mim mas para todos os indios xokos e kariris que existem no brasil se e que existe muitos ainda .queria tambem que divugassem todos os sits de pesquisas sobre isto,muito brigado pela atencao e, saibao que cobrarei isto quando entrar neste sit,para pesquisar outra vez,brigado