Escolas britânicas vão usar fotos da cantora Britney Spears de biquÃni para tentar aumentar a autoestima de alunos de 10 e 11 anos de idade.
[BBC Brasil, 30 set 11] As imagens, divulgadas pela própria cantora, mostram como sua celulite foi retocada com programas de computador e suas pernas e quadris, afinados.
O objetivo do programa educacional, que tem apoio do governo e foi criado pela organização sem fins lucrativos Media Smart, é mostrar como as fotografias em revistas e anúncios são alteradas digitalmente e criam “um grau de perfeição que é inalcançável na sociedade”.
“Os jovens estão recebendo padrões impossÃveis a partir das imagens com as quais eles se deparam diariamente na mÃdia e na publicidade e há indÃcios de que isso tem um impacto negativo em sua autoestima”, disse a secretária de Igualdade britânica, Lynne Featherstone.
“Eu quero que as crianças percebam desde cedo que seu valor é tão maior que apenas sua aparência fÃsica.”
Lingerie e diversidade
O material de ensino consiste em uma apresentação de PowerPoint mostrando fotografias publicadas em revistas famosas e em outdoors, além de instruções para os professores explicando “a influência da mÃdia e da publicidade na maneira como os jovens veem seu corpo”.
Parte da apresentação mostra fotos de modelos e tenta estimular os alunos a pensar nos objetivos das marcas e publicações ao escolher aquelas imagens.
O material também traz campanhas que ficaram famosas por desafiar a norma, como as da grife Benetton e dos produtos Dove, mostrando diversidade cultural e “mulheres comuns”.
Material preparado pela Media Smart mostra a perfeição considerada irreal dos anúncios
A aula também mostra uma fotografia da atriz Keira Knightley com o busto aumentado digitalmente e imagens de anúncios de maquiagem e perfume, em que os modelos têm uma pele absolutamente perfeita.
Para terminar, a Media Smart sugere que os professores discutam com os alunos a “importância das caracterÃsticas pessoais e valores humanos em relação à beleza fÃsica”.
A organização também apresenta estatÃsticas que indicam que modelos e atrizes que aparecem na mÃdia têm cerca de 50% menos gordura que mulheres saudáveis e que seis em cada 10 adolescentes acham que seriam mais felizes se fossem mais magras.