Cresce o êxodo dos refugiados sírios

Syrian children refugees arrive into Qaa village, in northern Lebanon. Photo: Reuters

A ONU informa que aumentou drasticamente (cerca de 40%) o número de refugiados sírios em 4 países vizinhos, chegando aos 55 mil, metade dos quais são menores de 18 anos.

O número total, contudo, deve crescer ainda mais, pois estima-se que pelo menos 20 mil refugiados não tenham se registrado.

Existem ainda cerca de 200 mil sírios deslocados dentro de seu próprio país.

Seguem alguns dados:

Turquia

Em 8 abril 2012 havia 24.564 refugiados sírios registrados. Somente no dia 5 abr mais de 2.800 cruzaram a fronteira na região de Idlib.

A maioria dos refugiados estão acampados nas província de Hatay e Gaziantep, no sul do país, mas o governo moveu 9 mil deles para uma ‘cidade container’ na província de Kilis.

A ONU trabalha com um plano de apoio para atender cerca de 50 mil refugiados nos próximos seis meses, e 100 mil num plano de contingência.

Líbano

Em 8 abril havia 20 mil refugiados sírios. As Nações Unidas registraram a entrada de 10.112 e estima ainda a presença de outros 7,5 mil no Vale Bekaa, 2 a 3 mil na área de Tríploli, e 704 ao sul de Beirute.

Mais de 80% dos refugiados sírios registrados são oriundos de Homs, epicentro dos levantes contra o presidente Bashar al-Assad nos últimos 13 meses.

O plano de apoio da ONU trabalha com a perspectiva de atender 25 mil refugiados sírios, chegando a 50 mil no plano de contingência.

Jordânia

7.021 refugiados sírios estavam registrados até 4 abril. Por volta de 2 mil aguardavam registro. Um terço desses provinham de Homs e outro terço de Deraa.

Organizações humanitárias estimam que existam cerca de 20 mil refugiados sírios que não pediram auxílio ou proteção.

O plano de apoio da ONU trabalha com a perspectiva de atender 20 mil refugiados sírios na Jordânia nos próximos seis meses, chegando a 50 mil no plano de contingência.

Iraque

792 sírios estavam registrados como refugiados em 4 abr 12. Outros 400 aguardavam registro numa mesquita em Dohuk. Os refugiados são principalmente sírios de origem Curda que atravessaram a fronteira em Dohuk, uma região do Iraque administrada pelos Curdos.

O plano de apoio da ONU trabalha com a perspectiva de atender 1,5 mil refugiados sírios no Iraque nos próximos seis meses, chegando a 5 mil no plano de contingência.

Sírios deslocados dentro do próprio país

A organização “Crescente Vermelho” síria estimava em 200 mil deslocados em 13 março. Há sinais de que os números sejam de fato muito maiores do que estes.

Refugiados estrangeiros na Síria

Existem mais de 110 mil refugiados estrangeiros na Síria, sem incluir os refugiados dos territórios palestinos. Destes 110 mil, cerca de 8 mil são iraquianos. Outros 67 mil iraquianos retornaram ao seu país em 2011.

A ONU, através de seu braço de apoio aos refugiados – UNHCR, lançou um website com informações sobre os refugiados sírios. Confira aqui.

Com informações de Tom Miles, da Reuters.

Deixe uma resposta