“A BÃblia e o Alcorão contém coisas horrÃveis, e dizer que você baseia sua moralidade neles é um problemaâ€, disse  um dos lÃderes da Associação Humanista Americana (AHA) nesta terça-feira (9/11). Eles estão lançando o que consideram a maior e mais ampla campanha publicitária já feita por um organização ateÃsta.
O grupo colocou anúncios em jornais como USA Today, Seattle Times, Village Voice, Atlanta Journal Constitution, The Independent Triangle e o San Francisco Chronicle e em revistas como Reason e The Progressive. Haverá também publicidade em canais de TV a cabo e uma chamada no horário nobre da rede NBC. Propaganda no metrô de Washington-DC, em ônibus de cidades selecionadas e outdoors em rodovias também estão programados. “Trata-se de uma campanha de 200 mil dólares, disse à rede CNN Roy Speckhardt, diretor executivo da AHA.
O objetivo “é desafiar os fundamentalistas que defendem suas idéias retrógradasâ€, disse ele. O público-alvo é formado por pessoas que não sabem que são humanistas, explica Speckhardt. â€Estamos fazendo crÃticas aos que leem a BÃblia de forma literal, não à queles que escolhem do que gostam nelaâ€, disse ele. “Estamos dizendo (aos que escolhem): ‘Você é mais parecido conoscoâ€. Os que interpretam literalmente a BÃblia e o Alcorão estão nos atrasando. â€Sabemos que você pode ser bom sem Deus, mas muitas pessoas nos EUA não sabem dissoâ€, disse ele.
A campanha apresenta citações violentas ou sexistas dos livros sagrados, em contraste com frases mais compassivas de pensadores humanistas, incluindo o fÃsico Albert Einstein, o biólogo Richard Dawkins e o ex-embaixador Carl Coon.
“Não esperamos converter as pessoas a partir de mensagens num outdoorâ€, disse Speckhardt. Contudo, “há milhares de pessoas – cerca de 34 milhões – que não estão ligadas a uma religião nos Estados Unidosâ€. Apenas um em cada 20 americanos não acredita em Deus, segundo o Fórum Pew de Religião e Vida Pública. Deste grupo, apenas um quarto se considera ateu. O resto se diz agnóstico, “sem religião†ou pertencem a uma confissão de fé.
Mais de metade dos norte-americanos ora todos os dias. E mais de 20% da população dos EUA faz o mesmo, embora afirmem não estar afiliados a uma religião, segundo a Pesquisa de Panorama Religioso do Fórum Pew.
Speckhardt conhece esses números. â€Houve apenas um membro do Congresso, em toda história dos Estados Unidos, que veio a público dizer que não acredita em Deusâ€, ressalta o lÃder da AHA, identificando o deputado Pete Stark, um democrata da Califórnia. A Coalizão Secular pela América, disse que Stark  respondeu a uma consulta deste grupo em 2007, dizendo que era um “não-teÃsta.â€
“Sentimos que essas pessoas (os não afiliados) ainda não sabem que podem admitir que não acreditam em Deus“, falou Speckhardt.
O guru de marketing Allysen Stewart-Allen acha que a campanha tem um bom potencial. â€Eles certamente estão fazendo as pessoas falar sobre o assunto. Uma das coisas que os humanistas necessitam pensar é o que indicará o sucesso desta campanha. Se for um número de ‘convertidos’, não acho que seja uma meta realista. Espero que o objetivo seja ver as pessoas falarem sobre a fé em um sentido mais amplo. Acho que eles vão conseguir isso. Se o alvo é direcionar o debate, não fará malâ€, acrescentou Stewart-Allen, diretor da International Marketing Partners.
Fundada em 1941, a Associação Humanista Americana veiculou no site da campanha todas as informações sobre seu projeto e amostras do material impresso e em vÃdeo.
Homem: “Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio†(1 Timóteo 2:12).
Mulher: “Os direitos de homens e mulheres deveriam ser iguais e o sagrado matrimônio deveria ser uma parceria perfeita†(Robert Ingersoll, em uma carta de 13/4/1878).
Publicado no Pavablog, 10 nov 2010
Fonte: CNN com informações adicionais (foto e vÃdeo) da AHA
Tradução e edição: Agência Pavanews. Todos os direitos de tradução reservados.