Quase metade dos municÃpios brasileiros, ou 44,8% do total, não era servida com uma rede de saneamento em 2008, de acordo com um levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
A oferta do serviço também era bastante desigual. Enquanto no Estado de São Paulo a rede de esgoto chegava a 99,8% das cidades, no Piauà apenas 4,5% dos municÃpios eram atendidos.
Quando o cálculo é feito por domicÃlios, o resultado é ainda mais preocupante: 56% dos brasileiros, ou seja, a maioria da população, não tinham acesso ao serviço de coleta de esgoto há dois anos.
Ainda de acordo com o levantamento, de todo o volume de esgoto gerado no paÃs em 2008, 31% não passou por qualquer tipo de tratamento.
Ao contrário de outros serviços básicos, como luz e coleta de lixo, que evoluÃram nos oito anos anteriores, o saneamento deixou a desejar no perÃodo. Em 2000, esse serviço chegava a 52,2% das cidades.
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008 investiga a oferta de diversos serviços básicos, tendo como fonte de informação as entidades prestadoras desses serviços em todos os municÃpios brasileiros.
Ãgua encanada, por exemplo, chegava a 99,4% dos municÃpios em 2008, enquanto a coleta de lixo atingia a totalidade (100%) das cidades brasileiras.
Fonte: BBC Brasil, 20 ago 2010